Marcenaria Martins - Móveis sob medida
Fone e WhatsApp: (51) 999.864.645 ou 3493.4545
Menu Marcenaria Martins ContatoOrçamentosProjete seu móvelGarantiasDicas de manutençãoMóveisServiçosAcabamentosAcessóriosA empresa Marcenaria Martins

Para lhe ajudar com a manutenção dos móveis que a Marcenaria Martins® desenvolveu para você e manter o mesmo por um período de conservação maior, projetamos um pequeno manual que visa explicar ao consumidor os meios mais eficazes para a limpeza e manutenção do produto.

A Marcenaria Martins® tem como compromisso e dedicação a você, lhe fornecer 5 anos de garantia para móveis residenciais e 1 ano de garantia para os móveis comerciais a partir da data de instalação do móvel e de acordo com o contrato de garantia assinado pelo cliente.

Esperamos que este manual possa lhe ser útil e estaremos a disposição sempre que precisar através de nossos meios de contato.

A Marcenaria Martins® agradece pela escolha de seus serviços e queremos que você possa usufruir o que o Móvel tem de Melhor, o seu bom gosto.

 

Dicas de manutenção dos móveis da Marcenaria Martins

 

No uso diário de seu móvel da Marcenaria Martins®, alguns cuidados devem ser tomados a fim de prolongar a vida útil do produto.


Água

Tome cuidado particular em torno da pia, cuba, forno e dos rodapés. Estas áreas são as mais suscetíveis à umidade, inimigo número um da madeira. Seja cuidadoso ao usar água para limpar os móveis. O móvel nunca deve permanecer molhado. A água pode causar o inchamento, entortando ou manchando quando penetra um revestimento. Enxugue a água, e outros líquidos quando derramados.

Limpeza do seu móvel: Para uma melhor conservação do produto, é indispensável executar periodicamente a limpeza do mesmo.

 

 

Matéria Prima

A matéria prima utilizada pela Marcenaria Martins® na fabricação dos móveis é tratada contra fungos e cupins de fábrica. Caso o ambiente onde for instalado o móvel esteja infectado, recomendamos a dedetização do local antes da instalação. Do mesmo modo uma revisão periódica do ambiente.

 

Efetuando a limpeza periódica

Limpe o exterior dos móveis com um pano macio, sem fiapos. Evite usar seu pano de louça para limpar ou secar os móveis. Ele pode conter restos de detergente ou de gordura. As melhores escolhas incluem uma camisa velha, fraldas, pano de prato, flanelas. O pano não deve ter nenhum fecho, botão, zíper ou emenda grossa que poderia riscar as superfícies dos móveis.

Não use panos que tenham bordas ou fios soltos. Estes podem prender em lascas de madeira, nos encaixes entre as peças e acessórios. Você pode umedecer o pano limpo ligeiramente com água morna. Limpe uma área pequena de cada vez, secando imediatamente. Recomenda-se umedecer o pano apenas o bastante para fazer a poeira aderir-lhe. O pano não deve estar úmido a ponto de molhar a madeira. Se acumular água na superfície da madeira, o pano está úmido demais.

 

 

Manchas

Utilize sabão neutro suave, não alcalino e água. Seque completamente com um pano macio e lustre levemente, seguindo o sentido da textura ou veio da madeira. Após utilize lustra móveis com silicone que, além de limpar, fornece uma camada protetora e impermeabilizante. Para limpar o interior dos móveis, simplesmente limpe com um pano ou esponja úmidos e seque. Não utilize água em excesso. A limpeza com um pano seco é abrasiva e causará danos ao produto ao longo do tempo. Um pano seco não removerá realmente a poeira.

Manchas de café, de gordura, sucos ou refrigerantes, por exemplo, podem levar a deteriorização do movél. As superficiais podem ser removidas com uso de produtos de limpezas comuns ou com polimento.

Existem no mercado, produtos específicos para tirarem manchas de gordura, como por meio de polimento e cera. Já as manchas que penetram no filme da tinta dificilmente podem ser retiradas e o móvel deve ser repintado.

 

Espanadores

Não use espanador de pena porque ele moverá simplesmente a poeira ao redor, arremessando-a no ar. Os espanadores de pena não podem ser lavados, e uma lasca poderia riscar a superfície do móvel se uma pena partisse. A poeira é um material abrasivo, assim, espanar sem freqüência ou de maneira imprópria pode criar uma superfície gasta, fosca, ao longo dos anos. A poeira pode acumular-se em trincas, rachaduras e em sulcos, fazendo a madeira ter aspecto escuro e desagradável. Este acúmulo de poeira torna-se difícil de remover.

 

Produtos Químicos

Detergentes e limpadores instantâneos também não devem ser usados, pois são produtos químicos que podem danificar o acabamento do móvel. Não permita também que o produto de limpeza do forno, por exemplo, toque em qualquer parte do móvel.

 

Produtos Abrasivos

Não use, na limpeza, produtos abrasivos, pontiagudos, espátulas, tais como palha de aço, saponáceo, etc. Evite o contato do móvel com substâncias ácidas ou alcalinas (vinagre, sal, limão).

 

Puxadores

Para os puxadores, utilize somente um pano macio umedecido com água, não utilize nenhum produto de limpeza ou abrasivo.

 

 

Vidros

Não pulverize o líquido de limpeza de vidro diretamente no vidro. Sempre pulverize um pouco de líquido de limpeza em um pano sem fiapos ou em uma toalha de papel, então enxugue o vidro. Os produtos de limpeza de vidro podem danificar o revestimento da madeira, os acabamentos dos puxadores e demais acessórios do móvel.

 

Dobradiças

Não deixe acumular poeira ou gordura sobre as dobradiças e corrediças. Isto pode prejudicar o funcionamento destes produtos. Para limpá-las utilize um pano úmido e sabão neutro. Em regiões litorâneas, lubrifique periodicamente as dobradiças com silicone líquido. Tenha cuidado! Não aplique este silicone sobre a madeira pois pode manchá-la.

 

Acessórios

Os fornecedores recomendam usar o sabão suave e a água morna para limpar os acessórios dos móveis. Sempre seque as junções das ferragens, superfícies e a área circunvizinha com um pano limpo e macio. Lustre os produtos com um pano limpo e seco. Peças em aço inox ou esmaltadas deverão ser limpas somente com um pano úmido, detergente neutro e após com produtos especiais para a limpeza destas peças. Seja cuidadoso ao escolher os produtos de limpeza. Sempre verifique as características do produto. A fim de identificar se é compatível com os produtos que compõem os móveis da Marcenaria Martins®.

 

Iluminação

Os raios solares não devem incidir nos móveis. Caso contrário, deve-se minimizar esta incidência através de outros objetos como, cortinas.

 

Manuseio de Objetos

Ao manusear objetos (luminárias, fruteiras, eletrodomésticos, etc) para a limpeza, levante-os e não os arraste. Isto pode causar riscos no revestimento do móvel.

 

Portas

Não coloque peso e não se apóie sobre as portas quando estas estiverem abertas. Isto pode causar a desregulagem das portas.

 

 

Gavetas

Não se apóie nas gavetas para alcançar as partes superiores. Deve se ter atenção com as crianças que utilizam as gavetas abertas como "escadas" para subirem nos balcões. Isto pode causar facilmente seu desnível ou até mesmo quebra.

 

 

Tecidos

Não estenda toalhas úmidas ou molhadas sobre as portas dos móveis. Ao longo do tempo, a umidade pode causar danos permanentes.

 

 

Alta Temperatura

Não coloque panelas, formas, assadeiras e demais utensílios aquecidos sobre os balcões. Isto pode causar danos aos mesmos. Sempre utilize apoios e aparos para colocar objetos quentes sobre os balcões.

 

Riscos

Não corte os alimentos diretamente sobre os balcões. Pois os instrumentos de corte podem danificar o acabamento dos móveis. Sempre utilize apoios para realizar estes cortes.

Os riscos superficiais podem ser tirados com polimento ou com aplicação de cera.

Caso o móvel seja arranhado mais profundamente, o cliente deve consultar um especialista em pintura de móveis (como a Marcenaria Martins®). No caso do acabamento poliuretânico, deverá ser feito um lixamento para que o móvel seja repintado.

Em geral, não se deve usar produtos abrasivos, como saponáceo ou palha de aço, que podem causar outros arranhões e desgastar a película do acabamento, modificando o brilho e a cor e interferindo na durabilidade da pintura existente.

 

 

Umidade

Sempre mantenha os móveis livres de umidade. No caso de cozinhas e banheiros devem permanecer secos quando não estiver sendo utilizada água. Sempre utilize silicone para vedar a junção dos tampos com os revestimentos das paredes. Verifique as instalações hidráulicas periodicamente para evitar vazamentos.

 

Acabamento Fosco:

A limpeza deve ser feita com um pano umedecido em detergente neutro diluído em água ou com sabão de coco. Não é recomendado o uso de lustra-móveis nesse caso, já que ele pode alterar o brilho do acabamento original, a não ser que o lustra móveis não contenha brilho. O álcool só deve ser empregado na limpeza dos esmaltes foscos para remoção de manchas mais persistentes ou para higiene da peça em último caso.

 

Acabamento alto brilho:

A limpeza do móvel que recebeu um acabamento de alto brilho deve ser feita com pano úmido e detergente neutro diluído em água. Isso tanto para acabamentos transparentes como para laqueados. A lustração (para manter o brilho) pode ser feita com um pano macio e com produtos específicos no mercado.

 

Acabamento em laminado decorativo (fórmica e fórmica líquida):

 

É recomendado:

Para quê?

Água e sabão limpo

Limpeza geral

Água e detergente

Limpeza geral

Amoníaco

Limpeza geral (usar 3 colheres por litro de água)

Solvente

Manchas a base de cola, ceras e graxa.

Álcool

Manchas de tinta de caneta

Hipoclorito de sódio a 1%

Para desinfetar

 

Não é recomendável

Por quê?

Aguarrás

Engordura e mancha

Querosene

Engordura e mancha

Hipoclorito de sódio puro

Pode manchar se não for removido imediatamente

Cera

Mancha e engordura

Sapóleos

É abrasivo

Palha de aço

É abrasivo e risca

Thinner

Engordura e mancha

Varsol (removedor)

Engordura e mancha

Site desenvolvido por - IM2 - Criação de sites / Desenvolvimento de sites